terça-feira, novembro 29, 2016

Sobremesa Trio Ternura



Um trio perfeito, com uma deliciosa combinação de sabores e texturas. Boa sugestão para o fim de semana, para o lanche da tarde com amigos ou para depois do churrasco. Experimente!

Bolo de Chocolate:
Ingredientes
1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
2 xícaras de açúcar
4 gemas
1 copo de leite (250 ml.)
3 xícaras de farinha de trigo
4 colheres de chocolate em pó
4 claras batidas em neve (bata separadamente, antes de começar a fazer o bolo e deixe reservado)
1 colher de sopa de Pó Royal.

                                   

Comece antes de tudo separando os ovos e em uma vasilha menor, bater as claras bem firmes. Reservar. Na vasilha maior, bater a manteiga com o açúcar, adicionando depois as gemas. O leite é colocado aos poucos. Colocar a farinha e bater bem. Logo após, acrescentar o chocolate em pó, misturar bem, depois as claras em neve e por último o Pó Royal. Assar em assadeira ou forma redonda, untada e farinhada. Temperatura do formo alta os primeiros 15 minutos, depois forno médio até ficar assado completamente. Esperar esfriar para virar.

Dica: dependendo do tipo do chocolate em pó que for usar, a massa pode ficar um pouco mais grossa. Aí, é só pingar mais um pouquinho de leite.

Sorvete de Nozes:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres de sopa (rasa) de açúcar
3 claras em neve
1 xícara de nozes bem picadinhas


Misture os 4 primeiros ingredientes e só depois coloque as claras batidas em neve. Gelar. Quando estiver começando a endurecer, retire do congelador e bata o sorvete na batedeira, para quebrar os cristaizinhos de gelo. Repita esse passo mais uma vez. Na terceira vez que retirar o sorvete para bater, acrescente as nozes, misture bem e deixe gelar completamente. Sucesso garantido!

Calda de Caramelo:

Ingredientes:
1 xícara de creme de leite
1/2 xícara de açúcar mascavo (pode usar qualquer açúcar que também fica ótimo)
1 colher de sopa de glucose, ou Karo ou ainda, pode usar mel
1 colher de chá de extrato de baunilha      


Leve o creme de leite, açúcar mascavo, xarope de milho e uma pitada de sal para ferver em uma panela em fogo médio, mexendo até que o açúcar se dissolva. Ferva por cerca de 10 minutos. Acrescente a baunilha. Derrame sobre o bolo já frio e deixe endurecer.

Nenhum comentário: