sábado, novembro 07, 2015

Como Congelar Ovos Inteiros


Você sabia? Existem várias maneiras de congelar ovos que funcionam muito bem. A única coisa que você não pode  fazer é congelar os ovos na casca, porque eles vão rachar e então existe o  risco de contaminação bacteriana quando você descongelá-los.  

CONGELAMENTO ovos inteiros (melhor para ovos fritos ou sanduíches de ovo)

Você pode congelar os ovos inteiros com bastante facilidade. Apenas quebre cada ovo em uma bandeja de cubos de gelo, muffin estanho ou nestas formas próprias para esse fim . (O silicone é bom porque faz com que os ovos soltem  mais fácil quando tiverem  congelado, embora eu ache que untar  com um pouco de óleo  de cozinha é útil também.) 


Em seguida, levar ao freezer  e quando estiverem congelados, desenforme, transfira para sacos de congelamento  e armazená-los no freezer novamente. Quando você  quiser usá-los, descongele os ovos que sua receita pede durante a noite na geladeira, em vasilha tampada. Certifique-se de usar os ovos  no dia seguinte  e só em receitas que pedem os ovos que serão  totalmente cozidos. Caso não use todos que descongelou, jogue fora porque não devem ser congelados novamente.  Eles podem  durar cerca de 6 meses no congelador.

Se você quiser congelar separadamente clara e gema, funciona também.

CONGELAMENTO de claras (ideal parar quando você está fazendo merengues ou outras receitas que pedem apenas claras)

Separe cada clara da gema e coloque em um compartimento separado de seu recipiente. Congelar, armazenar e descongelar como acima.



CONGELAMENTO GEMAS DE OVOS (Ideal para quando você estará fazendo o molho holandês, gemada ou outras receitas que pedem apenas para gemas)

Para congelar gemas, misture um pouco com um garfo e é necessário adicionar uma pitada de sal, caso contrário, as gemas ficarão com uma textura granulada.



Se quiser comprar essa forma de silicone, tem à venda  AQUI no Amazon.com, mas acredito que uma boa forma de gelo em silicone ficará mais barato e terá o mesmo resultado. Como não vem com a tampa, quando for congelar use filme plástico para tampar.

Fonte e fotos: Fresh Eggs Daily

Um comentário:

Anônimo disse...

Otima ideia!!
Por vezes nas receitas as 2 partes não são totalmente utilizadas, assim evita-se desperdicios.
OBRIGADA