segunda-feira, março 09, 2015

Biscoito Fofão das Marias



Receita do curso de Quitandas, do Senac

Ingredientes:
500g de polvilho
90ml de gordura vegetal hidrogenada
80ml de água
1 colher (sopa) rasa de sal
100g de fubá de canjica
12 ovos

Modo de fazer:

Misture os ingredientes secos e escalde com a gordura hidrogenada bem quente. Esfarele, misturando bem, até esfriar. Acrescente a água fervente e coloque os ovos um a um até dar o ponto de espremer em saco de confeiteiro. Com o saco de confeitar, modele os biscoitos do modo que desejar e coloque-os em tabuleiros untados. Asse os biscoitos em forno pré-aquecido, por aproximadamente 15 minutos.

Não coloque os biscoitos muito próximos, pois eles crescem bastante. Na falta de gordura hidrogenada, pode substituí-la por óleo de soja.


PARA ENTENDER MELHOR: Fubá de canjica – Praticamente desconhecido fora de Minas e Goiás, ele é extraído de milho duro e seco, resultando num pó muito fino e rico em amido. O que o distingue do fubá mimoso é o tipo de moinho usado para produzi-lo. Tradicionalmente, o processo era feito da seguinte forma: o milho era deixado para secar no próprio pé, o que resultava num fubá saboroso e adocicado; depois os grãos debulhados passavam pelo monjolo para que fossem eliminados o gérmen e a película. A parte mais dura do milho era triturada em moinho de pedra, também movido à água (como o monjolo) que, num processo demorado, transformava o milho num pó de granulação finíssima. Hoje a maioria é feita em moinho de pedra elétrico.


Nenhum comentário: