sábado, setembro 06, 2014

Medalhões de Filé com Bacon

 

Uma ótima opção para o almoço de fim de semana, com a família ou amigos...

Ingredientes:
16 medalhões de filet mignon (cortar do rosbife os medalhões com aproximadamente 1 e 1/5 dedo de largura). O cálculo é de no mínimo 2 por pessoa
1 pacote de bacon em tiras da Sadia
sal, pimenta do reino e molho inglês para temperar
azeite manteiga e açúcar para grelhar
1/2 litro de caldo de carne em pó (Rôti do Chef da Nestlé - preparar como manda a embalagem)
palitos para prender o bacon
200 grs. de champions em conserva fatiados

Modo de Fazer:
Temperar os medalhões com sal, pimenta do reino e um pouquinho de molho inglês (fazer uns furinhos com o garfo para o tempero penetrar, já que os medalhões são um pouco altos). Retirar as tiras de bacon da embalagem e enrolar os medalhões, prendendo com um palito como mostra a imagem:



Numa frigideira antiaderente, polvilhar um pouco de açúcar e deixar derreter (para fazer pontinhos de caramelo, o que vai deixar os medalhões com uma cor dourada). Colocar um pouco de azeite, manteiga e dourar os medalhões em fogo alto. Basta colocá-los e não mexer por alguns minutos, depois virar do outro lado. Se preciso, dourar as laterais para que o bacon também não fique cru. Quem não gosta do ponto cru dos medalhões pode grelhá-los em fogo mais baixo, para que cozinhem um pouco mais por dentro, mas sem deixar juntar água!



Reservar os medalhões. Preparar o caldo de carne, despejar em um pirex e colocar os medalhões para servir. 


Se preciso, aquecer no forno mais um pouco, ou para que a carne chegue ao ponto desejado e não fique muito crua. Quando estiverem prontos, tire os filés da assadeira, coloque aí os champions, dê uma misturada no caldo e coloque sobre os medalhões. Servir com acompanhamentos de sua preferência: saladas, arroz piamontese, risoto de cogumelos, batatas assadas, farofa brasileira, etc.
Receita adaptada de  Lê Diniz

Nenhum comentário: