segunda-feira, julho 08, 2013

Farinha de Pão Granulada para Empanados


Essa é uma farinha que fará a diferença no empanado, para que fique mais crocante. Conhecida também como farinha Panko, vendida em mercearias de produtos japoneses. Mas fazer em casa é muito fácil, barato e pode ser armazenada no congelador.

Comece congelando 6 a 8 fatias de pão de forma, sem casca e picado em pedaços grandes com as mãos, por no mínimo 4 horas. Pode ser a quantidade de pão que quiser. Esse processo vai “firmar” o pão para ser triturado, porque sem o congelamento ele vai ficar muito macio e embolar. Se quiser deixar dormir da noite para o dia no freezer, melhor ainda. Comece então o processo, como nas fotos abaixo:

1 -Depois de congelado, coloque um pouco no liquidificador na função pulse, ligando e desligando para ficar triturado.

2 - Vá fazendo isso com todas as fatias do pão e depois coloque em uma assadeira.

3 - Leve ao forno 150º C, de 20 a 30 minutos ou até que fique seco e crocante.

4 -De vez em quando, abra o forno e misture a farinha  com uma colher, passa secar uniformemente e não grudar. Não deixe corar, ela fica branquinha e seca!Retire do forno e espere esfriar um pouco.

5 -Se ainda ficar algum pedaço grudado, é só desmanchar as bolinhas com as mãos.

6 - A espessura dessa farinha vai ser de acordo com o gosto de cada um: pode ser mais fininha ou grossa, depende para que vai ser utilizada. Tome cuidado para não triturar demais, senão vai virar um pó.



Espere esfriar completamente e use para empanar. Depois, guarde o resto em saquinho plástico no congelador. Para empanar, passe primeiro primeiro na farinha de trigo, depois no ovo batido e depois na farinha granulada antes de fritar.


Dicas:

  • Se você torrar as fatias de pão primeiro e depois triturar no  liquidificador, o resultado não será o mesmo. Como o pão vai estar seco, quando for triturar ele vai virar pó e não ficará granulado.
  • Quando for empanar, pode-se temperar a farinha com pimenta do reino, ou Fondor, Grill, ervas secas, etc. 

Nenhum comentário: