quinta-feira, maio 02, 2013

Pãozinho Trevo

    Fotos e receita adaptada. Original Aqui

Ingredientes:
2 quadradinhos de fermento para pão (ou 1 e 1/2 colher de sopa/rasa de fermento granulado seco)
1/2 xícara de água quente
1 1/2 xícaras de leite morno
 1/4  de xícara  de mel
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 ovo grande
1/4 xícara de manteiga amolecida
2 colheres de chá de sal
6 xícaras de farinha de trigo, ou mais, se necessário
manteiga derretida para pincelar

Modo de Fazer:

Em uma vasilha, misture a água morna, o fermento, azeite e 1 colher de sopa de mel e misture com uma colher. Deixe descansar até espumar, cerca de 10-15 minutos. Adicione o leite quente, o ovo, mel e manteiga e misture até ficar lisa. Em seguida, adicione 2 xícaras de farinha de trigo e sal, e mexa até a farinha encorpar. Lentamente, adicionar a restante farinha aos poucos. Sove bem a massa, verificar se a massa não  está pegajosa. Se ele é muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha e sove até que fique lisa. Retire a massa da tigela e forme uma bola com as mãos, cobrindo com um pouco mais de farinha até que ela não grude nas mãos.


Pincele uma tigela grande com manteiga derretida e coloque a bola de massa. Cubra com um pano de prato umedecido e deixe crescer em um lugar quente por 1 hora e meia. Vire a massa no balcão enfarinhado. Pegue pequenos pedaços de massa e enrole em bolinhas no tamanho de bolinhas de ping-pong.

Unte uma forma para cupcakes  com manteiga derretida, em seguida, adicione 3 bolas de massa para cada furo.Cubra e deixe crescer novamente, em um local quente, por cerca de uma hora. (pode ser feita também em forminhas individuais de alumínio ou porcelana).


Pré-aqueça o forno a 280 graus. Pincelar cada trevo com uma mistura de manteiga derretida e gema de ovo. Asse por 11-12 minutos, ou até dourar.


Os pãezinhos são melhores quando comido no mesmo dia em que foram assados, no entanto, se você quiser fazer no dia anterior, certifique-se de deixá-los esfriar completamente e guarde em um recipiente hermético.
Fotos e receita adaptada. Original Aqui

Nenhum comentário: