domingo, abril 28, 2013

Azeitonas Fritas

    Foto: indulgy.com

De repente, chega na sua casa uma visita inesperada e você não tem nada pronto na geladeira? Que tal uma ideia de tira-gosto, que fica pronto rapidinho?  Essas azeitonas fritas podem ser o alimento dos deuses. São crocantes por fora, macias no interior. Mergulhá-las em um molho de alho, por exemplo  e você vai jurar que já morreu e foi para o céu. Esse tira-gosto será um sucesso com seus amigos. Eis o segredo:  O que dá a crocância nesse aperitivo é a farinha de pão, granulada, mais grossa. Pode ser feita em casa ou comprada pronta:


Ingredientes:
300 grs. de azeitonas verdes
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca, misturada com 1 colher de sopa de parmesão ralado fino
1 a 2 ovos batidos
óleo para fritar

Quanto as azeitonas, use azeitonas verdes graúdas e sem caroço. Pode usar daquelas que vêm um pedacinho de tomates dentro, fica até mais bonito.
Você pode usar as migalhas de pão dormido ralado. O pão fresco, não lhe dará a crosta crocante texturizada, porque por ser macio, não rala. Pode usar também essas misturas prontas para empanar, que já vem pronta (mas apesar da embalagem dizer, precisa sim passar antes no ovo!).


É interessante ver uma azeitona simples virar um salgadinho, quando  você passa na farinha, mergulha no ovo batido, passa por último na farinha de rosca, e depois fritar em uma panela de óleo bem quente.


Servir quentinha, com um molho, creme ou patê de sua preferência: mostarda, alho, cream cheese, maionese, patê de frango, ervas, etc. Crie, invente, realce o sabor desse tira-gosto!