quarta-feira, dezembro 19, 2012

Torre de Batatas

      (Fotos: Care's Kitchen)

Ingredientes:
2 batatas grandes
150 grs. de mussarela ralada, misturada com 50 grs de queijo parmesão ralado
200 grs. de bacon picadinho
1 xícara de cebolinha picada
½ xícara de molho de tomate pronto, tipo Pomarolla
Azeite para regar
4 copos de água

Comece fritando o bacon em uma frigideira, até ficar crocante. Escorra e reserve. Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Corte as batata grande em fatias não muito finas (a largura da fatia vai determinar quantas "torres" que você fará a partir de cada batata. Geralmente, uma batata rende cerca de 3 torres. Coloque as fatias de batata em uma panela com a água e deixe ferver por 6 a 8 minutos, vigiando para não amolecer demais. Retire-as cuidadosamente da panela com uma escumadeira e coloque em um prato. (não despejá-los em uma peneira, porque então elas vão quebrar). Unte generosamente com manteiga os ramekins (que são potinhos de porcelana).

     
Montagem:
Coloque uma fatia de batata cozida no fundo de um ramekin bem untada com manteiga. Pincele com o molho de tomate por cima (não é para encharcar de molho, é apenas uma camada fina, senão sua torre vai desmoronar!). Cubra com queijo ralado, bacon e cebolinha. Tempere levemente cada etapa com sal e pimenta. Repita esse processo mais duas vezes. Coloque a última fatia de batata, uma camada fina do molho e cubra com queijo. Regue cada torre com um fio de azeite. Leve ao forno até que o queijo esteja completamente derretido e começando a dourar. Retire do forno e deixe-as descansar por uns 4 minutos, para firmar. Desenforme cada torre de batata e coloque-as em pratos individuais para servir. Enfeite o prato com cebolinha adicional e bacon.

Dica: Se você notar que a torre de batatas está difícil de desenformar sem quebrar, sirva-a no ramekin mesmo, com um pratinho por baixo.

Nenhum comentário: