segunda-feira, dezembro 10, 2012

Geleia de Jabuticabas

    Foto: suasreceitas.com.br

Os ingredientes desta receita são somente as jabuticabas, açúcar e água. Ao ler o modo de fazer, vai perceber que as quantidades exatas dependem do que vai sobrar de caldo depois de cozidas e coadas. Então, para começar, escolha uma quantidade de jabuticabas que quiser, mas no mínimo 1 kilo ou litro.

Lave as frutas, escorra bem e amasse um pouco com as mãos, deixando as cascas e os caroços. Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo brando até as cascas ficarem murchas e opacas, mais ou menos uns 15 minutos. Mexa de vez em quando com uma colher de pau. 
  
Coloque-as numa peneira (ou em um pano limpo) e deixe que escorra bem,  amassando levemente para não tirar o brilho da geleia.


Para cada medida de caldo escorrido, acrescentar uma medida igual de açúcar. Coloque novamente em uma panela, mexa para dissolver o açúcar e só depois leve ao fogo baixo. Deixe ferver sem mexer. Para saber o ponto certo da geleia, é só inclinar a panela e se a geleia despregar do fundo da panela, está pronta. Deixe esfriar e guarde em potes tampados.

                                

3 comentários:

Valdja Maria disse...

Amei suas receitas,raramente vou pra cozinha,estava procurando uma receita de licor de jaboticaba ,acabei conhecendo seu blog,muito bom!Valdja

Margô Brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margô Brandão disse...

Obrigado, Valdja. Quem sabe agora você anima fazer algumas receitas do blog? Um abraço