quinta-feira, outubro 18, 2012

Mais Dicas para um Bolo Perfeito...


Para quem tem um pouco de experiência na cozinha, fazer um bolo é uma das coisas mais simples e fáceis. Mesmo assim, ainda há o risco de distrair e deixar o bolo queimar, ou assar muito depressa, ou ficar pesado... Eu mesma já errei muito: já esqueci de colocar o fermento, fiz bolo solado ou quase queimei e ficou com gostinho amargo. Mas com o tempo, a gente aprende e vai ficando mais esperta. Isso não quer dizer que quem está começando agora, terá que passar por todos esses erros. Basta seguir essas valiosas dicas que encontrei no site Aromas e Sabores.

Dicas

1. Antes de começar a fazer o bolo verifique se tem todos os ingredientes necessários em casa. Essa dica parece óbvia mas eu nem sempre sigo e fico igual a uma pateta com os ovos quebrados, forma untada e sem açúcar! Veja  Receita Básica de Bolo

2. Utilize ingredientes em temperatura ambiente. Não lembrou de tirar da geladeira? Utilize o micro-ondas muito rapidamente. Eu coloco até meus meus ovos por lá... Mas bem aos pouqinhos e com muito cuidado para não cozinhar!

3. Unte a forma/tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Faça isso antes de começar a fazer o bolo. Unte bem, verifique se os cantinhos estão com gordura.

4. Para untar a forma gosto de usar um pedaço de papel toalha ou então o próprio pacote da manteiga. Assim não meleco os dedos. Um pincel pode ser usado mas terá que ser lavado ao final...

5. Quando a receita pede para bater as claras separadamente, faça isso antes de bater os outros ingredientes. Dessa forma você não precisa lavar as pás da batedeira entre os processos.

6. Falando em claras. Para bater claras em neve sua tijela e os utensílios devem estar sem nenhuma gordura para que elas cresçam.

7. Peneire a farinha e outros ingredientes secos antes de usar para evitar bolinhas na massa e algum bichinho penetra... Outro dia peneirei e veio uma larva... Eca!

8. Aprendi a misturar a farinha de trigo mexendo a massa de baixo para cima com uma colher de arroz e raramente tenho massa com bolotas.

9. Ao misturar as claras em neve ao final da preparação misture muito delicadamente. Se a massa estiver muito densa misture um terço das claras primeiro do jeito que der e depois o restante com cuidado.
A clara em neve vai deixar seu bolo mais aerado, mais fofo. Se as claras forem misturadas com muito empenho esse efeito se perderá.

10. Ao incorporar ingredientes em pedaços como castanhas, passas e chocolate involva-os com farinha. Isso faz com que se espalhem de forma mais uniforme pelo bolo.

11. O forno deve sempre estar pré-aquecido. Ligue o forno antes de começar a bater o bolo na temperatura que a receita aconselha. Um forno demora em média 20 minutos para aquecer, se ele ainda está com a porta embaçada é porque não está quente o suficiente.

12. A temperatura ideal do forno para um bolo comum é normalmente de 180°c, ou seja, forno médio. Mas atenção, quanto mais densa e pesada for a massa de seu bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.

13. Bolos assados em forma de bolo inglês ou formas muito altas também levam mais tempo para assar e pedem temperaturas mais baixas.

14. Não encha demais a forma para que seu bolo não transborde. Deixe vazio pelo menos um dedo em um tabuleiro e dois dedos em um forma mais funda.

15. Não abra o forno durante o crescimento do seu bolo.

16. Para verificar se seu bolo está pronto faça o teste do palito. Insira um palito de dente no centro do bolo e retire. Se o palito sair limpo o bolo está assado. Se estiver com massa grudada deixe seu bolo no forno por mais tempo. Se o bolo estiver muito dourado e ainda cru diminua o forno.

17.Quando abrir a porta do forno olhe para seu bolo: se ele "sambar" como uma gelatina, é porque está cru por dentro. Feche a porta rapidamente.

18. Não seja guloso! Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar para que ele saia por inteiro da forma.

19. Não desista! Bolo não é difícil de fazer, com paciência, carinho e uma boa receita seu bolo vai ficar delicioso!

20. Se você não tem muita experiência ou tempo teste uma receita básica e se gostar utilize-a sempre mas variando o sabor. Troque o leite por sucos diversos, acrescente castanhas, chocolate, canela, frutas, etc.

21. Ao acrescentar chocolate em pó em uma receita de bolo reduza a quantidade de farinha de trigo proporcionalmente, ou seja - se acrescentar 50 g de chocolate em pó diminua 50 g de farinha.

22. Ao limpar os utensílios engordurados utilize água morna. Água fervente pode fazer com que a gordura grude ainda mais.

Nenhum comentário: