quinta-feira, agosto 02, 2012

Rosca de Cará ou Inhame


O cará, o inhame e outras raízes nunca foram bem identificados. No Nordeste, por exemplo, o cará é chamado de inhame. Em outras regiões, o cará é chamado de inhame-cará. Os dois têm muita coisa em comum, como o valor nutritivo, a origem tropical, o gosto por clima quente e úmido, com bom índice de chuvas. Porém, existem diferenças: o inhame tem forma arredondada, é peludo e de ponta afilada. Apresenta alto teor de açúcar. A planta tem aparência de uma folhagem de jardim e as folhas largas em forma de coração. Já o cará é comprido, como a batata-doce, e tem pelos ralos. Pode ter tamanhos e formatos diferentes, atingindo de 500g a 3 Kg. O teor de açúcar é menor que o do inhame. A planta solta folhas pequenas e parecidas com as da batata-doce. (Globo Rural)

Ingredientes:
Primeiro, faça uma levedura para a massa crescer bem:
Misture 1 xícara de leite morno, com 2 tabletes de fermento para pão e 2 colheres de sopa de açúcar. Acrescente 5 colheres de farinha de trigo para ficar grossinho e deixe crescer por 30 minutos.

Enquanto isso, cozinhe 3 carás de tamanho médio, mais ou menos 12 cm. cada. Amasse-os ainda quente e acrescente meio pacote  de manteiga (100 grs.) e 50 grs. de margarina ou banha.

Despeje a levedura em uma vasilha grande. Acrescente o cará  amassado, misture bem com 1 xícara de açúcar e 1 colherinha de sal (rasa). Acrescente 3 ovos, um por um, misturando bem e vá colocando farinha de trigo até o ponto de soltar das mãos para poder trançar. Sove bem e deixe descansar a massa por 30 minutos. Faça as tranças e deixe crescer mais um pouco. Pincele com gema de ovo e polvilhe açúcar cristal. Assar em forno quente. (Receita da Regina)

Nenhum comentário: