quarta-feira, agosto 15, 2012

Popular Cocada Quebra-Queixo

      (Foto: Márcia Rocha)

Na minha infância, era bastante comum a gente se deparar com vendedores de algodão doce, pirulito de mel vendido em tábuas, puxa-puxa e o doce mais assediado pela garotada: o quebra-queixo! O vendedor tinha um facão enorme, cortava aquela "lasca" de doce e entregava em um pedaço de papel impermeável.

Quebra-queixo é um doce feito de coco e açúcar, tem um ponto de liga que fica puxa-puxa, ás vezes fica bem duro e quando mordemos parece que o queixo vai quebrar:  por isso o nome quebra-queixo. Dificilmente alguém vai descobrir quem o inventou, porque a maioria das receitas populares não têm autoria. Mas a dica é: morda pequenos pedacinhos ou você nunca mais abrirá a boca!

Ingredientes:
1 1/2 kg de coco ralado
1/2 coco em pedaços
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 kg de açúcar
Suco de 1 limão
50 g de mel
1/2 litro de água

Misture muito bem o açúcar, o suco do limão e a água. Leve ao fogo para fazer uma calda de açúcar. Deixe ferver até sua calda começar a ficar com uma cor amarelada. Nesta fase, acrescente seu coco ralado e o em pedaços e mexa sempre até atingir o ponto em que a sua mistura fica de coloração marrom claro, típica deste doce.
Dica: Os tipos de coco picado e ralado darão uma mistura de texturas ao doce.

                        
                              Foto: Maria Lopes

Para saber o ponto ideal para esta receita terá de atingir o ponto fio, ou seja, pegue um pouco da calda com cuidado entre seus dedos. Abra seus dedos e se se formar um fio resistente, está no ponto ideal. Em seguida, acrescente o meio copo de água e deixe no fogo por mais um minutos, mexendo sempre para não grudar. Este meio copo de água servirá para que seu doce Quebra Queixo não fique muito duro.

Retire do fogo e coloque o doce num pirex untado. Guarde fora de sua geladeira. Quando tiver esfriado, corte o doce em pedaços ao seu gosto.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom mermo 10

Anônimo disse...

Pra que serve o limão?