segunda-feira, agosto 06, 2012

Papo de Anjo na Calda ou passado no Açúcar

      Foto: Bem Simples

Um bolinho à base de gemas bem gostoso e antigo, lá do tempo da vovó, que é ideal para um lanche ou comer fora de hora! Pode ser servido com ou sem calda:

Ingredientes da massa:
10 gemas
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de Maizena
1/2 colher de chá de fermento em pó (é só um pouquinho,  para não deixar murchar depois de assado)

Modo de Preparar:
Bata as gemas mais o ovo inteiro na batedeira, até obter uma mistura cremosa e clara por mais ou menos 10 minutos. Acrescente a farinha misturada com a maizena e a pitada de fermento. Leve para assar em forminhas pequenas (tipo empada) bem untadas com manteiga, em forno 180° de 7 a 10 minutos, sem deixar dourar muito.

Ingredientes da calda:
 ½ kg de açúcar refinado
250 ml.  de água
1 colher de chá de raspinhas de laranja ou limão (ou pode ser também cravo e canela, fica á gosto)
1 pau de canela
(*Dica: Se quiser servir com calda, dobre as quantidades da receita da calda e depois coloque tudo em uma compoteira.)

Misture o açúcar com a água em uma panela, leve ao fogo sem mexer, com a casca de  laranja/ limão e a canela e deixe dar o ponto de fio brando.

Desenforme os bolinhos depois de frios, fure um pouquinho com um palito e coloque-os na panela da calda quente.  Mergulhar, virar de lado, banhando bem e coloque para escorrer em uma grade para escorrer o excesso. Polvilhe com açúcar refinado. Ele vai ficar uma casquinha por fora e ficar crocante. Na hora de servir, pode colocar um fio de calda por cima, fica ótimo!


Um comentário:

Anônimo disse...

Como mencionado em seu texto, receita boa tem que ser passada para frente, mesmo. É bom compartilhar com outras pessoas coisas boas que fazemos. É bom para quem ensina e quem aprende. Conheço algumas pessoas que não passam suas receitas de jeito nenhum, como se fossem segredo de estado. Meu Deus, para que tanto egoísmo. Parabéns! Continue postando essas delícias.