terça-feira, agosto 07, 2012

Compota de Goiaba (Doce de Orelha)

       (Foto: culinariareceitas.blogspot.com)

INGREDIENTES:
5k de goiaba
2,5k de açúcar refinado
Água quanto baste
pau de canela a gosto

PREPARO:
Dissolva o açúcar na água em uma panela e leve para ferver. Diminua o fogo para médio assim que começar a borbulhar e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos aproximadamente ou até que a calda alcance o “ponto de fio”. Enquanto a calda está sendo preparada, lavar as goiabas, descascar e cortar ao meio para retirar as sementes com a ajuda de uma colher. Retirar somente o miolo e mantendo a polpa bem gorda.

* Reserve as sementes caso queira fazer geleia de goiaba depois.

Quando a calda estiver pronta, coloque as goiabas na panela junto com os cravos e a canela. Deixe cozinhar por no máximo 10 minutos para não amolecer demais. Há pessoas que preferem retirar a espuma que se forma no centro da panela durante o cozimento, pois acreditam que a calda fica mais brilhante. Já experimentei fazer a receita tirando e não tirando a espuma e o resultado me mostrou que retirar a espuma é mais lenda culinária.

Depois de retirar do fogo, espere amornar bem, coloque em um vidro para compotas e deixe esfriar completamente antes de tampar o recipiente. Mantenha em geladeira.
Sirva com queijo branco em fatias.



3 comentários:

Unknown disse...

Não precisa levar ao fogo no dia seguinte? A calda não fica muito fina quando se adiciona a segunda parte de água?

Margô Brandão disse...

à medida que a goiaba vai cozinhando, a calda engrossa.

Unknown disse...

Para fazer pasteurização em potes com tampas herméticas este tempo de 10 minutos deve ser reduzido? Seria um outro processo?